terça-feira, 1 de setembro de 2009

Eu e a Vida

Como contemplar a vida de forma holística
Estando eu inserido nela?

Vida eu te amo, e te temo. Vejo-te como o auge da complexidade do universo.

Por vezes atinjo um grau de distanciamento que me faz refletir sobre a fugacidade da vida no ser. Vejo a vida ainda como um fenômeno maravilhoso, como um processo dinâmico que para mim tem caráter divino. Entretanto percebo que a minha existência está fadada ao esquecimento. Vejo-me como um dos seis bilhões de indivíduos da espécie humana que vive sobre a superfície da Terra no mesmo intervalo de tempo, que possui uma existência extremamente curta se comparada à história da humanidade, e a história da humanidade se mostra uma breve anedota se comparada à história da evolução da vida, história essa que é extremamente curta se comparada a história geológica da Terra, que por sua vez é ínfima se comparada a história do universo. E em aproximadamente cinco bilhões de anos o sol irá se apagar, e com isso a vida tal qual a conhecemos hoje não mais existirá.
E se Einstein, Sócrates, Platão, Aristóteles, Shakespeare, Jesus, Maomé, Freud, Marx, Adam Smith, Gandhi, e todos os outros ícones da nossa história serão esquecidos, que esperança resta para um Danilo?
Tenho um apreço tão grande pela vida, que o medo de perde-la torna-se quase em obsessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário