domingo, 20 de setembro de 2009

Redações

Remexendo meus fichários antigos, achei essas redações feitas no 2o ano do colegial, para a matéria de psicologia. Achei interessante rever esses textos e resolvi postar, sem mudar ou corrigir absolutamente nada. Abaixo de cada texto o respectivo comentário da professora Josi após a correção e minha réplica , feita no momento dessa postagem.

Tema: Quem sou eu?

Sou humano, ou pelo menos foi o que me disseram. Sou um ser que vive a base de valores abstratos como honra, dignidade, honestidade, etc, mas que no fim, como todos da minha espécie, acabo lutando por outras entidades que nada têm a ver com as primeiras, por exemplo dinheiro, status, poder.
Sou uma pessoa que em meio a massa procura manter sua individualidade, procura ser alguém.
Não sou ninguém.
Sou um número. Sou parte de alguma estatística. Parte numa lista de chamada. Sou uma carteira de identidade, uma carteira profissional, um C.P.F, um título de eleitor.
Sou um cidadão.
Sou um adolescente, desempregado, vivendo em conflitos, sou um poeta, uma criança. Alguém que está aprendendo. Aprendendo a viver, aprendendo história e geografia, aprendendo a amar e a resolver inequações trigonométricas. Aprendendo a jogar o jogo da vida.
Não sei se sou ou apenas estou insatisfeito.
Em meus sonhos, sou herói, sou forte, roqueiro. Sou bandido, tenho asas. Em meus sonhos vejo o mundo do meu jeito, e pra mim este seria o mundo perfeito. Mas sou apenas um, e o mundo é composto por milhões. Talvez até fosse bom que todos pensassem como eu, mas não sei se suportaria bilhões com defeitos iguais aos meus. Sou um sonhador, que procura nos sonhos e nas fantasias a força que precisa para enfrentar a realidade.
Sou Feliz.
Sou tudo isso, e muitas outras coisas que agora não lembro. Sou tudo que passei e aprendi durante minha vida. Sou filho, de Deus e dos meus pais, sou irmão, sou amigo, sou vizinho. Sou visto e, bem ou mal quisto, sou apenas eu, Danilo Corrêa de Oliveira.

comentário da professora: Legal, fique atento com erros e concordância!

réplica: Ainda não entendi se era para ficar atento com os erros e concordância do texto ou da vida!



Tema: Juventude em tempos de Globalização, onde você está?

Estou em meio à massa, tentando me adaptar a todas essas mudanças. Dia a dia, hora a hora, novas notícias nos informam sobre a política, a economia e a ciência do mundo todo, e o que fazemos é tentar assimilar o máximo possível de informações e nos mantermos atualizados diante da correria que é a vida moderna.
Mas tudo é muito relativo. Muitas pessoas que “navegam” o mundo inteiro através da internet, nem sequer abrem as janelas de suas casas para ver a realidade que as cercam; ficam preocupadíssimos com a desestabilização da economia no México, mas não dão a mínima para a miséria das pessoas de sua própria cidade nem tampouco para as sucessivas queimadas que acabam com toda a nossa flora. Já inventaram o pentiun III, mas ainda não descobriram a cura da AIDS. É triste isso, o homem querer inventar um novo mundo esquecendo aquele que recebeu de graça, e que é o que o faz viver.
E eu continuo em meio a massa, tendo a esperança de que, com tantas informações que recebemos diariamente, possamos tomar uma consciência mais madura, para assim utilizar a globalização de fato para nossa evolução, e não nossa auto-destruição.

comentário da professora: Estava indo muito bem, poderia ter desenvolvido mais!

réplica: Mea culpa!

Um comentário: